quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.

Desafios do cotidiano da sociedade contemporânea  apresentam-se como paradoxo: muitas informações e, um foco de aprendizagem aberto para quem ainda não aprendeu a filtrar informações.Como aprender que  as novas tecnologias podem contribuir é novidade,navegar ou naufragar dependem de como você acredita ou se posiciona diante da sociedade da informação, é possível aprender muitas coisas ao mesmo tempo ou, apenas perder-se em caminhos que nos levam a lugar algum.Num mundo de publicações em papel, as novidades on-line  permitem publicar não só informações, mas formas de formação, transformam a informática em uma ferramenta que está acessível à nova geração e distante de professores e educadores, conhecê-la pode e deve promover o equilíbrio e a interação entre dois lados:passado e presente.Apesar de ser um ambiente com a finalidade de ensinar, a escola precisa a converter a informação em formação, trazer do virtual para o real, despertando competências necessárias para a vivência da cidadania que move os objetivos mais profundos da educação. Incertezas e verdades serão as  vertentes  que se enfrentarão sempre que for necessário interpretar a informação, princípio essencial para cumprir o novo modo de aprender com flexibilidade, mas atendendo à diferentes interesses que as mídias nos oferecem de forma irrestrita e impessoais. As novas competências para a aquisição, interpretação análise, compreensão e comunicação nos faz ter um esforço, enquanto educadores, para poder contribuir para a universalização do conhecimento, para a gestão de representações  inseridos  em conceitos culturais do aluno e da sociedade disponíveis e, ao mesmo tempo desvendados apenas conforme vai se avançando na relação com as mídias que invadem nossas casas, escolas, celulares, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário