Tecnologia na
sociedade, na vida e na escola.
Desafios
do cotidiano da sociedade contemporânea
apresentam-se como paradoxo: muitas informações e, um foco de
aprendizagem aberto para quem ainda não aprendeu a filtrar informações.Como
aprender que as novas tecnologias podem
contribuir é novidade,navegar ou naufragar dependem de como você acredita ou se
posiciona diante da sociedade da informação, é possível aprender muitas coisas
ao mesmo tempo ou, apenas perder-se em caminhos que nos levam a lugar algum.Num
mundo de publicações em papel, as novidades on-line permitem publicar não só informações, mas
formas de formação, transformam a informática em uma ferramenta que está
acessível à nova geração e distante de professores e educadores, conhecê-la pode
e deve promover o equilíbrio e a interação entre dois lados:passado e
presente.Apesar de ser um ambiente com a finalidade de ensinar, a escola
precisa a converter a informação em formação, trazer do virtual para o real,
despertando competências necessárias para a vivência da cidadania que move os objetivos
mais profundos da educação. Incertezas e verdades serão as vertentes
que se enfrentarão sempre que for necessário interpretar a informação,
princípio essencial para cumprir o novo modo de aprender com flexibilidade, mas
atendendo à diferentes interesses que as mídias nos oferecem de forma
irrestrita e impessoais. As novas competências para a aquisição, interpretação análise,
compreensão e comunicação nos faz ter um esforço, enquanto educadores, para
poder contribuir para a universalização do conhecimento, para a gestão de
representações inseridos em conceitos culturais do aluno e da
sociedade disponíveis e, ao mesmo tempo desvendados apenas conforme vai se
avançando na relação com as mídias que invadem nossas casas, escolas,
celulares, etc
Nenhum comentário:
Postar um comentário