Introdução: CRESCIMENTO POPULACIONAL
Questionar situações que indicam que a população do
planeta está aumentando e em comparação com os recursos necessários para manter
a qualidade de vida em realidades que se expressam na escala global, mas que
nos atinge num mundo em construção da qual cada um de nós faz parte.
Tarefas:
Alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental II
1)Assistir o vídeo:
www.http:fantastico.globo.com/jornalismo/FANT/0..MUL1680596-15605.00.html
2) Pesquisar sobre:
a) Teorias populacionais (Malthus e Neomaltusismo).
b) Revolução Verde
3) Relacionar pesquisa duas pessoas de sua própria família a partir das afirmativas
abaixo:
Em 1798, um
economista britânico chamado Thomas Malthus formulou uma teoria populacional
que previa um apocalipse de fome e guerra se a população humana não parasse de
crescer. Sua ideia era que a população cresceria em progressão geométrica,
enquanto nossa capacidade de produzir alimentos só cresceria em progressão
aritmética. Logo, em um futuro próximo, faltaria comida para alimentar tanta
gente.
Hoje, mais de dois séculos depois, a previsão não se confirmou. A população não parou de crescer e estamos todos, bem ou mal, vivos. Mas a teoria malthusiana ainda ressoa entre os mais alarmistas – principalmente agora que estamos atingindo o índice de 7 bilhões de seres humanos. Como dar comida para essa multidão? Como impedir o colapso de nosso já desgastado meio ambiente?
Hoje, mais de dois séculos depois, a previsão não se confirmou. A população não parou de crescer e estamos todos, bem ou mal, vivos. Mas a teoria malthusiana ainda ressoa entre os mais alarmistas – principalmente agora que estamos atingindo o índice de 7 bilhões de seres humanos. Como dar comida para essa multidão? Como impedir o colapso de nosso já desgastado meio ambiente?
Processos:
1) Em dupla utilizar a internet no programa acessa escola
ou em outro ambiente e livros na biblioteca da escola.
2)Construir um texto a partir das entrevistas
3)Elaborar um cartaz como síntese das pesquisas
3)Trabalho deverá ser entregue dia: 31\08\12.
Recursos:
www.http:fantastico.globo.com
/Jornalismo/Fantastico/
-www.brasilescolacom/geografia/revolucao-verde.htm 61k
Avaliação:
A valoração para o trabalho segue os critérios abaixo:
Entrevistas : 1,0
ponto
Desenvolvimento do relatório: 1,0
ponto
Criatividade na produção de cartaz: 1,0
ponto
Conclusão:
1,0 ponto
Pontualidade: 1,0 ponto
TOTAL 5,0 pontos
Autora:
Profª: Josana de Cássia Trojan Zakczewiski
Conclusão:
·
Despertar a curiosidade e a habilidade de
pesquisa usando a internet como fonte.
·
Envolver a comunidade local em problemáticas
estudadas no ambiente escolar.
·
Estimular a criatividade na produção de cartaz
temático, produzido à partir de pesquisa na internet
Olá.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, seu cantinho ficou ótimo.
http://giseduca.blogspot.com.br/