quarta-feira, 8 de agosto de 2012

EXEMPLO DE ATIVIDADE COM WEBQUEST

Introdução:      CRESCIMENTO POPULACIONAL
Questionar situações que indicam que a população do planeta está aumentando e em comparação com os recursos necessários para manter a qualidade de vida em realidades que se expressam na escala global, mas que nos atinge num mundo em construção da qual cada um de nós faz parte.
      

Tarefas:
Alunos do  9º ano do Ensino Fundamental II
1)Assistir o vídeo:
www.http:fantastico.globo.com/jornalismo/FANT/0..MUL1680596-15605.00.html
2) Pesquisar sobre:
a) Teorias populacionais (Malthus e Neomaltusismo).
b) Revolução Verde
                              
3) Relacionar pesquisa duas pessoas de sua  própria família a partir das afirmativas abaixo:

Em 1798, um economista britânico chamado Thomas Malthus formulou uma teoria populacional que previa um apocalipse de fome e guerra se a população humana não parasse de crescer. Sua ideia era que a população cresceria em progressão geométrica, enquanto nossa capacidade de produzir alimentos só cresceria em progressão aritmética. Logo, em um futuro próximo, faltaria comida para alimentar tanta gente.
Hoje, mais de dois séculos depois, a previsão não se confirmou. A população não parou de crescer e estamos todos, bem ou mal, vivos. Mas a teoria malthusiana ainda ressoa entre os mais alarmistas – principalmente agora que estamos atingindo o índice de 7 bilhões de seres humanos. Como dar comida para essa multidão? Como impedir o colapso de nosso já desgastado meio ambiente?

Processos:
1) Em dupla utilizar a internet no programa acessa escola ou em outro ambiente e livros na biblioteca da escola.
2)Construir um texto a partir das entrevistas
3)Elaborar um cartaz como síntese das pesquisas
3)Trabalho deverá ser entregue dia: 31\08\12.

Recursos:
www.http:fantastico.globo.com /Jornalismo/Fantastico/
-www.brasilescolacom/geografia/revolucao-verde.htm 61k

Avaliação:
A valoração para o trabalho segue os critérios abaixo:

Entrevistas :                                                          1,0 ponto
Desenvolvimento do relatório:                               1,0 ponto
Criatividade na produção de cartaz:                      1,0 ponto
Conclusão:                                                           1,0 ponto
Pontualidade:                                                        1,0 ponto
    
                                                          TOTAL      5,0 pontos
Autora:
Profª: Josana de Cássia Trojan Zakczewiski

Conclusão:
·         Despertar a curiosidade e a habilidade de pesquisa usando a internet como fonte.
·         Envolver a comunidade local em problemáticas estudadas no ambiente escolar.
·         Estimular a criatividade na produção de cartaz temático, produzido à partir de pesquisa na internet

Um comentário:

  1. Olá.
    Parabéns pelo blog, seu cantinho ficou ótimo.

    http://giseduca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir